domingo, 4 de março de 2018

Quinze Passos para Perdoar


  O perdão nos é mostrado na filosofia e na psicologia como a melhor medicina tanto para a alma quanto para a mente. Sabemos que tal atitude não resulta sempre em facilidade, por isso trazemos quinze passos para perdoar a quem nos feriu.

  1. Deixemos o ressentimento ir-se. Em se querendo de verdade perdoar a quem nos fez dano, devemos nos despojar daqueles sentimentos de rancor e amargura. Deixar para trás esta nossa parte que odeia aquela pessoa e só deseja-lhe o mal. Ao nos aferrarmos a esses sentimentos negativos sentiremos perder nossa própria vida e impediremos a nós próprios de sermos felizes.

  2. Consideremos o contexto das coisas. No momento, podemos sentir que a pessoa arruinou nossa vida por completo, o que nos fez sentir por demais miseráveis. Ainda que nos haja ferido, o mais provável é que não seja o fim do mundo. 

  3.Tratemos de ver se aprendemos uma lição disso. Consideremos-nos um aprendiz em vez de uma vítima. Quando alguém nos haja ferido, o mais prático e seguro é nos vermos como vítima. Porém, em vez disso, tratemos do lado positivo da situação e se realmente tenhamos aprendido algo de tal experiência. Se aceitarmos que há uma lição, estaremos menos propensos a culpar a pessoa por nos ter magoado.

  4. Ponhamos a nós no lugar da outra pessoa e tratemos de ver a situação da perspectiva dela. Precisamos nos lembrar que toda história tem dois lados. É possível nos sentirmos a única vítima, entretanto podemos também ter ferido a pessoa. Talvez nos pareça estupidez sentir pena de alguém que nos tenha causado dor. Porém, pensemos nas vezes em que ferimos outros e realmente tenhamos lamentado essas ações. É possível a pessoa sentir-se ainda pior que nós próprios.

  5. Pensemos em todas as coisas boas que ela fez por nós. É possível querermos dramatizar a situação e pensar que a relação foi um grande erro, e cada interação com a pessoa que nos magoou somente nos trouxe dor, porém raras vezes se dá esse caso. Tratemos de ser mais amáveis com ela recordando todas as vezes em que fora bom amigo, um excelente apoio ou um ombro sobre o qual chorarmos. 

  6. Consideremos se alguma vez magoamos aquela pessoa. Olhemos a outra face da moeda. É bem provável também termos ferido outros no passado e eles tenham conseguido superar-se. Recordemos como nos sentimos depois de havermos magoado a pessoa e o muito que desejávamos que nos perdoasse.

  7. Precisamos saber que o perdão alivia o estresse. Diversos estudos têm demonstrado que não perdoar e insistir nas injustiças cometidas contra nós, na realidade podem aumentar a pressão arterial, acelerar o ritmo cardíaco, deixar nossos músculos mais tensos e provocar muito mais estresse do que se tentássemos perdoar a pessoa. Quanto mais tempo nos aferrarmos aos sentimentos de cólera pior se sentirão nosso corpo e mente. Por que causar-nos esse dano?

  8. Concedamos tempo para nos acalmarmos. Isso inclui que, se tomarmos a decisão de perdoar a partir de hoje, não significa devermos chamar de imediato a pessoa que nos magoou a fim de falarmos disso. Se estivermos ainda com raiva, feridos, tristes ou decepcionados de tal modo que somente possamos pensar ou sentir com clareza em estado normal, o correto é tomarmos mais tempo para pensarmos. Conquanto possa ela ter pressa em falar-nos e acertar as coisas, expliquemos com calma estarmos de acordo em conversar, porém necessitaremos um pouco mais de tempo para assimilarmos tudo.

  9. Aceitemos suas desculpas. Falemos e a asseguremos de que realmente sentimos que seus sentimentos são genuínos. Estabeleçamos contato visual com a pessoa e sintamos se, verdadeiramente, ela é sincera e sente de fato remorso pelo sucedido. Deixemos que fale e analisemos suas palavras, e se considerarmos que é hora de aceitarmos suas desculpas então digamos-lhe sim. Recordemos que há uma diferença entre aceitarmos suas desculpas e naquele instante perdoarmos por completo. Podemos aceitar suas desculpas e logo nos darmos mais tempo a fim de nos superarmos.

  10. Digamos-lhe para que saiba como nos sentimos. Falemos sobre o mal que nos fez sentir. Compartilhemos nossa pena, sentimentos e dúvidas. Façamos ela ver o muito que nos afetaram suas ações e o muito que meditamos delas. Se unicamente aceitarmos suas desculpas e não falarmos sobre o sucedido, o mais provável é que prolonguemos a raiva e a amargura.

  11. Se necessário, fiquemos longe da pessoa. Se precisarmos de uma semana, um mês ou mais tempo para ficarmos longe dela, digamos-lhe com honestidade. Passemos-lhe algo como: “realmente quero reconstruir nossa relação, mas vou necessitar de algum tempo para assimilar o sucedido”. Não há mal algum em seguirmos o nosso próprio ritmo.

  12. Mostremos compaixão. É possível não sentirmos muita compaixão por uma pessoa que nos tenha causado danos. Porém, se quisermos reconstruir nossa relação mais rápido e fazer com que ambos nos sintamos melhores, devemos demonstrar compaixão diante dos sentimentos da pessoa. Pensarmos no mal que ela deve estar sentindo por nos haver ferido e reconhecermos que nada é perfeito.

  13. Recuperemos a confiança. Devemos ir de pouco em pouco com a pessoa e nos esforçarmos por reparar a relação. Tomarmos as coisas com calma, nos reunirmos em situações pouco tensas conquanto encontremos espaço para estarmos a sós.

  14. Aceitemos a dor se não pudermos esquece-la, não nos importando com o que achemos, não podendo evitar de pensarmos em nossa dor, continuando irritados e duvidando que possamos voltar a confiar plenamente nela. Ainda que isso seja desagradável é muito natural se não conseguirmos superar. É melhor admitirmos do que insistir em negar nossos sentimentos. Se realmente não pudermos superar não faz sentido nos esforçarmos em algo que não tenha razão de ser.

  15. Avancemos em vez de olharmos para trás. Concentrarmos-nos no futuro e em tudo o que esteja reservado para nós, sem nos importarmos com a pessoa, esteja ela incluída nessa projeção. Sejamos agradecidos a todas as pessoas que realmente contam em nossa vida e por todas as oportunidades que temos, e pensemos em todas as coisas maravilhosas que nos esperam.

Fonte:https://www.centrobaruch.com/single-post/2017/03/09/15-PASOS-PARA-PERDONAR 

  Tradução Espanhol / Português: Rayom Ra

                                                                                      Rayom Ra                                                                                                  http://arcadeouro.blogspot.com.br    

Nenhum comentário:

Postar um comentário